Câmera Dome ou Bullet? Qual comprar?

As câmeras bullet e as câmeras dome são os tipos de câmeras mais comuns usados ​​atualmente para segurança residencial e comercial. Ambos são muito fáceis de instalar, gerenciáveis ​​e oferecem controle completo ao usuário ao proteger áreas de qualquer tamanho. As câmeras de balas, como o nome sugere, projetam-se para fora como o cano de uma arma, enquanto as câmeras de domo têm a forma arredondada de “domo”, para marcar a maior diferença entre elas.

Quando se trata de funcionalidade, os dois tipos de câmeras possuem extrema semelhança, mas ainda assim as pequenas diferenças podem ser de grande importância considerando o propósito específico que você pretende cobrir.

 

Instalação

As câmeras Bullet são muito mais fáceis de instalar porque vêm com uma alça de montagem que você só precisa conectar à parede. Depois de montados, você pode movê-los para cobrir qualquer área desejada. As câmeras Dome são mais complicadas de montar, mas também não exigem muito esforço.

O único obstáculo é quando você tem que mudar o campo de visão porque você terá que desmontar a câmera e montá-la novamente. Um especialista faria melhor.

Localização da câmera

Ambas as câmeras bullet e dome podem ser usadas para propósitos internos, mas as cúpulas são mais comuns e mais adequadas devido à sua baixa intrusividade. Se você está procurando algo mais elegante e elegante; algo que combine com a decoração do prédio ou da casa sem muitos ajustes, uma câmera dome seria uma opção mais sábia.

Por outro lado, as câmeras bullet geralmente são à prova de intempéries e têm um alcance maior, o que as torna mais adequadas para a visualização de áreas amplas, como quintais extensos e estacionamentos.

 

Alcance

O alcance que uma câmera de vigilância pode abranger depende de recursos vitais, como tipo de chip do sensor, tipo de lente, ampla faixa dinâmica, linhas de resolução, compensação da luz de fundo e controle automático de ganho. Embora seja difícil generalizá-la, as câmeras dome têm lentes menores em comparação com as outras – cujas formas podem acomodar lentes maiores – tornando-as menos adequadas para fins de longa distância.

Você pode, no entanto, encontrar algumas câmeras dome cujos tamanhos de lente são iguais, ou até maiores do que as das balas. Escolher o caminho certo, neste caso, é principalmente uma questão de preferência.

 

Nível de luz

Ambas as câmeras bullet e dome possuem LEDs infravermelhos para garantir que a disponibilidade de luz não seja um fator muito importante. Com um LED infravermelho, uma câmera tem garantia de iluminação adequada para funcionar.Durante o dia ou quando há iluminação suficiente, as lentes comuns são usadas, mas quando a câmera detecta pouca iluminação no campo de visão, ela usa os LEDs infravermelhos para criar sua própria luz.

 

Secreto ou em destaque?

Câmeras de bala que são mais visíveis e óbvias para os transeuntes são mais adequadas se você estiver procurando desencorajar vandalismo ou roubo. Câmeras Dome são um pouco mais difíceis de detectar, e isso as torna uma escolha melhor se você estiver procurando por algo mais secreto.

Eles não se destacam como balas e a caixa da cúpula esconde o que você está capturando, pois é difícil dizer onde as lentes estão apontando. Outra vantagem nítida do domo sobre as câmeras bullet é que as câmeras dome podem girar 360 graus cobrindo uma circunferência maior.

Decoração

Como dito anteriormente, as câmeras dome se adaptam melhor à sua decoração atual. Isso ocorre porque a forma de cúpula os torna menos intrusivos e mais elegantes do que as balas. A forma também as torna mais transparentes e limpas, principalmente devido à sua capacidade de esconder a fiação, ao contrário das câmeras de bala, cujos fios sempre estarão ligeiramente expostos na parte de trás.

Novamente, é difícil generalizar isso, porque algumas cúpulas terão fios expostos, enquanto algumas balas não.

 

Durabilidade

Câmeras Dome, especialmente aquelas conhecidas como “prova de vandalismo”, vencem o teste de durabilidade por um deslizamento de terra. Cúpulas “à prova de vandalismo” estão contidas em caixas duráveis ​​que podem suportar qualquer coisa, desde agitação até vandalismo. Eles são particularmente aptos se montados em locais de fácil acesso, como tetos baixos.

Conclusão

Existe um enorme equívoco quando o assunto é entender as diferenças entre as câmeras bullet e dome. Há noções em torno de câmeras de vigilância que podem influenciar sua escolha, mas apenas uma análise guiada dos recursos acima, juntamente com conhecimento suficiente do propósito a ser servido pela câmera, ajudará você a fazer a escolha perfeita e comprar um produto que dará você valorização pelo seu dinheiro.